O rapper angolano Luaty Beirão foi detido ao fim do dia 11 de Junho, no Aeroporto da Portela, em Lisboa, onde desambarcou proveniente de Luanda.
Segundo o seu produtor e amigo, Pedro Coquenão, as autoridades alfandegárias encontraram um pacote de cocaína, no pneu da roda da sua bicicleta, que havia despachado em Luanda, forrada em plástico, para trocar em Lisboa, onde a adquiriu.
Pedro Coquenão informou que, quando o rapper recolheu a roda do tapete rolante, notou uma protuberância no pneu e a adulteração do forro de plástico. Disse ainda que o rapper nem sequer teve tempo de avaliar o que se tinha passado porque agentes locais abordaram-no imediatamente e o conduziram para interrogatório.
O produtor afirmou também que o cantor teve problemas com as autoridades migratórias em Luanda, antes de embarcar no voo da TAP TP288. Mas, como portador de dupla nacionalidade, incluindo a portuguesa, o mesmo terá conseguido embarcar.
“É tudo tão grosseiro. Calculo que nem sequer tenham alterado o peso original da roda quando o Luaty efectuou o despacho”, disse Pedro Coquenão.
Conhecido organizador de manifestações, Luaty Beirão, foi alvo de espancamentos por parte de milícias pró-regime, a 10 de Março passado, no município do Cazenga, em Luanda, onde deveria juntar-se a uma marcha de protesto contra as autoridades. Um dos membros das milícias assestou-lhe uma barra de ferro na cabeça, tendo levado seis pontos.
Desde então, fruto das ameaças que a sua família tem recebido, assim como ele próprio, o Ikonoklasta, como também é conhecido, abandonou a sua residência e vivia escondido. Poucos dias antes da sua partida, o autor visitou-o e juntos conversaram sobre a digressão que deveria efectuar em França, no Festival Internacional Rio Loco, com o seu grupo A Batida, radicado em Portugal. O artista angolano Paulo Flores e a fadista Mariza são alguns dos nomes convidados para o evento, a decorrer em Toulouse, para onde o grupo deveria embarcar na próxima sexta-feira.
Luaty também falou da sua bicicleta, um dos poucos haveres que tem e muito estima. Conhecido por circular pela cidade de bicicleta, o rapper deixou de o fazer depois dos pneus do seu meio de transporte terem sido furados várias vezes e depois, literalmente cortados. Mas, insistia em levar a Lisboa uma das rodas, que comprara na sua última viagem em... (leia mais em http://makaangola.org/2012/06/rapper-luaty-preso-em-lisboa/).
Sem comentários:
Enviar um comentário