sexta-feira, maio 02, 2008

A ARTE DE PRODUZIR...

Ultimamente tem-se questionado muito aqui na banda o uso do sample dentro do panorama musical Hip Hop. Vários grupos e até mesmo personalidades da rádio e televisão têm caracterizado como plágio o facto de um produtor usar um sample na sua composição, considerando mesmo o processo como se fosse incorrecto e a margem da composição musical.
Eu não sei realmente o que se passa na mente de tais pessoas para chegarem a tal ponto de completa ignorância, só poderei concluir que estas ditas personalidades não percebem nada desta me*da, desconhecem por completo a essência da componente musical desta cultura que amamos, de nome Hip Hop.
Para quem não sabe, esta música nasceu a partir de vários estilos musicais, ou a partir de "breaks" extraídos de todo o tipo de sons como Soul, Rock, Funk, Pop, Reggae, etc.
Esta riqueza de várias texturas sonoras e a maneira como estes samples são cortados e manipulados é que definem a sensibilidade artística e criatividade de um verdadeiro produtor de Hip Hop. O Hip Hop sem o sample perde a sua alma. Isto nem devia ser discutido por tão obvio que é, mas as vezes o atrevimento e arrogância de algumas pessoas aqui na banda fazem com que eu escreva sobre o que é claro para qualquer verdadeiro Hip Hopper.
Portanto antes de abrirem a boca e falarem babuseiras, estudem primeiro os fundamentos e historia desta maravilhosa cultura, ou então, vejam este clip pois não tenho tempo para continuar com uma explicação mais detalhada:



One
Samurai

Sem comentários: